terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Atividades Didáticas: Compartilhando Experiências



O Encantado Mundo do Livro e a Fascinante Realidade
“João e Maria”
Trabalhar os clássicos infantis na Educação Infantil é de fundamental importância, pois através desses as crianças podem ter um maior contado com o mundo dos livros, sendo que por meio dessa leitura a criança pode revelar aspectos de sua própria vida, uma vez que são capazes de expressar seus sentimentos, medos, despertar a curiosidade explorando assim a sua imaginação.  Além disso, são capazes de identificar os diversos personagens, de recontar a história  do seu modo. Enfim, o conto infantil é uma linguagem pela qual a criança é capaz de expressar a sua cultura, aquilo que ela conhece, sendo que desta forma, facilita o diálogo entre o professor e o aluno, porque mesmo que a criança não dialogue com frequência dentro da sala de aula com o professor e até mesmo com os colegas, ela poderá passar a conversar por meio dos desenhos, das imagens contidas nas historinhas.
O Estágio Supervisionado I me proporcionou viver uma experiência fantástica, especialmente na turma do Maternal II, em uma Escola Municipal de Mossoró-RN. Durante esse período, trabalhamos com vários clássicos infantis e propomos muitas atividades atrativas com o propósito de promover a socialização, o diálogo, a interação entre as crianças e o educador. Nesse sentido, devemos considerar então que, a aprendizagem é um processo por meio da qual a criança se apropria ativamente do conteúdo proposto, então, para que haja aprendizagem é relevante e se faz necessário que haja interação com outros seres, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes, para que assim possa existir a troca de conhecimentos e de experiências.
Ao trabalhar o clássico “João e Maria”, propomos várias atividades bem dinâmicas e criativas, com o intuito de aproximar com a realidade das crianças, confeccionamos dentro da sala de aula a casinha de doces, no entanto essa foi a que mais chamou atenção das crianças. Para confeccionar a casinha, precisamos de uma caixa de papelão, tesoura, cartolinas, cola, inclusive a casa foi levada já pronta, por questão de tempo, pois não era possível fazer tudo no mesmo dia. Para iniciar a atividade, fizemos um círculo, em volta da casinha, e fizemos vários questionamentos acerca da história que já tinham ouvido por meio dos fantoches, por exemplo, quem morava na casinha de doces? Quem comeu os docinhos da casa da bruxa? alguém já viu uma casinha de doces? Nesse sentido, para aproximar a história de “João e Maria” com a realidade das crianças, propomos a confecção dessa casinha, onde as crianças com o auxílio das professoras enfeitaram a casinha com várias guloseimas (pirulitos, balas, jujubas, biscoitos recheados, chocolates) deixando assim a casinha bem colorida. Lembrando que, os doces foram tratados com muito cuidado e carinho, embalados no papel plástico para que ao término da atividade possamos dividir os doces entre elas. Vale salientar que, questionamos também sobre uma questão muito importante, que são os alimentos, ou seja, claro que doces faz parte da vida de qualquer pessoa, das crianças principalmente, mas conversamos que os doces não podem ser consumidos com frequência.
 A atividade nos proporcionou muitos momentos interessantes, questionamentos, aprendizados e muitos sorrisos, pois durante esses momentos percebemos a felicidade estampada no rosto de cada criança. Posso dizer, que foi muito gratificante viver cada momento ao lado dessas crianças e poder compartilhar juntos cada sorriso de felicidade.

 Explorando o conto/Confeccionando a Casinha 


Casa de Doces

Nenhum comentário:

Postar um comentário