segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Resgatando BrincadeirasTradicionais na Educação Infantil: uma experiência do estágio supervisionado


O estágio supervisionado I é um componente curricular do 5º período do Curso de Pedagogia, este possui uma carga horária de 150hs, onde está incluída uma atividade denominada intervenção, a qual deve ser realizada após a regência conforme as problematizações e necessidades percebidas nos períodos de observação e regência . A ideia da intervenção partiu das reflexões que fizemos acerca do projeto de ensino sobre cantigas de roda intitulado: Aprender brincando e cantando, cujo objetivo era construir conhecimentos, possibilitando o resgate da cultura de antigamente: valores e tradições.
Sabemos que atualmente os aparelhos tecnológicos fazem cada vez mais parte da realidade das crianças. Estes se configuram como um dos principais meios de diversão para elas. Contudo, em meio a todo esse aparato tecnológico muitas brincadeiras do passado ficam esquecidas. Logo, grande parte das crianças desconhecem as cantigas e brincadeiras que fizeram parte da infância de seus pais, principalmente as que têm muito contato com tecnologias que não privilegiam a cultura popular. Desse modo, com o intuito de proporcionar a estas crianças o contato com brinquedos e brincadeiras utilizados antigamente, por seus pais ou avós, confeccionamos alguns brinquedos tais como: petecas, vai e vem, elástico, bonecas de latas, biboquê, telefone sem fio, corda, pé de lata e boliche, a partir de materiais reciclados.
Optamos em comum acordo com as professoras, por passar em uma sala de cada vez, desse modo apresentamos todos os brinquedos as crianças,  fazendo alguns questionamentos, como: vocês sabem que brinquedo é esse? Qual o nome dele? Quem já brincou com ele? Dentre outras perguntas, em seguida ensinamos como brincar com estes. Podemos perceber que a maioria das crianças desconheciam os brinquedos. Logo, para elas o contato com estes brinquedos foi uma nova experiência, mas que despertou  um momento de curiosidade e prazer, haja visto que ao mesmo tempo em que faziam perguntas sobre o brinquedo víamos o prazer em desfrutar de algo que para eles era novo e encantador. Vale salientar que em cada sala os brinquedos foram percebidos pelas crianças de modo diferente. O pé de lata foi o brinquedo que mais instigou a curiosidade dos alunos.
É importante ressaltar que as professoras se envolveram na atividade e até brincaram, demonstraram também certa satisfação quanto aos sentidos atribuídos à intervenção, enfatizando a questão da responsabilidade das estagiárias para com o estágio, assim como a diretora, esta ainda relatou que ao ver aqueles brinquedos relembrou sua infância. Ao final todas as crianças foram levadas para o pátio onde cantamos e dançamos cantigas de roda. Por fim, podemos perceber o quão é importante o retorno das estagiárias a UEI, haja visto que retornamos com um olhar diferenciado mais atento e reflexivo, além disso, por meio dessa atividade podemos intervir ainda que de maneira modesta na realidade da instituição, levando desse modo alguma contribuição.



PETECA

BOLICHE

BONECAS DE LATA





PULA CORDA

PÉ DE LATA

ELÁSTICO

Atividade realizada por: 
Bruna Evangelista
Leiliane Souza
Márcia Senna

Nenhum comentário:

Postar um comentário