O
estágio supervisionado I é um componente curricular do 5º período do Curso de
Pedagogia, este possui uma carga horária de 150hs, onde está incluída uma
atividade denominada intervenção, a qual deve ser realizada após a regência
conforme as problematizações e necessidades percebidas nos períodos de
observação e regência . A ideia da
intervenção partiu das reflexões que fizemos acerca do projeto de ensino sobre cantigas
de roda intitulado: Aprender brincando e
cantando, cujo objetivo era construir conhecimentos,
possibilitando o resgate da cultura de antigamente: valores e tradições.
Sabemos
que atualmente os aparelhos tecnológicos fazem cada vez mais parte da
realidade das crianças. Estes se configuram como um dos principais meios de diversão
para elas. Contudo, em meio a todo esse aparato tecnológico muitas brincadeiras
do passado ficam esquecidas. Logo, grande parte das crianças desconhecem as
cantigas e brincadeiras que fizeram parte da infância de seus pais,
principalmente as que têm muito contato com tecnologias que não privilegiam a
cultura popular. Desse modo, com o intuito de proporcionar a estas crianças o
contato com brinquedos e brincadeiras utilizados antigamente, por seus pais ou
avós, confeccionamos alguns brinquedos tais como: petecas, vai e
vem, elástico, bonecas de latas, biboquê, telefone sem fio, corda, pé de lata e
boliche, a partir de materiais reciclados.
Optamos
em comum acordo com as professoras, por passar em uma sala de cada vez, desse
modo apresentamos todos os brinquedos as crianças, fazendo alguns
questionamentos, como: vocês sabem que brinquedo é esse? Qual o nome dele? Quem
já brincou com ele? Dentre outras perguntas, em seguida ensinamos como brincar
com estes. Podemos perceber que a maioria das crianças desconheciam os
brinquedos. Logo, para elas o contato com estes brinquedos foi uma nova
experiência, mas que despertou um momento de curiosidade e
prazer, haja visto que ao mesmo tempo em que faziam perguntas sobre o brinquedo
víamos o prazer em desfrutar de algo que para eles era novo e encantador. Vale
salientar que em cada sala os brinquedos foram percebidos pelas crianças de modo
diferente. O pé de lata foi o brinquedo que mais instigou a curiosidade dos
alunos.
É
importante ressaltar que as professoras se envolveram na atividade e até
brincaram, demonstraram também certa satisfação quanto aos sentidos atribuídos à
intervenção, enfatizando a questão da responsabilidade das estagiárias para com
o estágio, assim como a diretora, esta ainda relatou que ao ver aqueles
brinquedos relembrou sua infância. Ao final todas as crianças foram levadas
para o pátio onde cantamos e dançamos cantigas de roda. Por fim, podemos
perceber o quão é importante o retorno das estagiárias a UEI, haja visto que
retornamos com um olhar diferenciado mais atento e reflexivo, além disso, por
meio dessa atividade podemos intervir ainda que de maneira modesta na realidade
da instituição, levando desse modo alguma contribuição.
![]() |
PETECA |
![]() |
BOLICHE |
![]() |
BONECAS DE LATA |
![]() |
PULA CORDA |
![]() |
PÉ DE LATA |
![]() |
ELÁSTICO |
Atividade realizada por:
Bruna Evangelista
Leiliane Souza
Márcia Senna
Nenhum comentário:
Postar um comentário