Oi pessoal, é
com muita alegria e satisfação que compartilho com vocês uma das atividades executadas durante o estagio I, realizado na Unidade de Educação
Infantil Julia Uchôa. Primeiramente gostaria de frisar a importância deste espaço
para nossa formação docente, tendo em vista que crescemos ao narrar nossas experiências
e também ao ouvir as dos nossos colegas, este processo no qual pode resultar em
uma encantada prosa, permiti-nos ressignificar nosso modo de agir, nossos
pensamentos. Este espaço sendo utilizado com sentido pode ser uma das
ferramentas de extrema importância para potencializar e refletir sobre nossa práxis.
A atividade que
trago para compartilhar surgiu a partir da Historinha do boneco Pinóquio. Durante
o estágio trabalhei de modo que os alunos sempre pudessem recontar as histórias
do seu jeito, da sua forma de ler e interpretar, de acordo com suas imaginações,
tentando fazer com que elas adentrassem no mundo dos personagens. A história
era contada por mim em um dia e no dia seguinte procurava levar dispositivos para
estimular eles a recontarem a mesma historia.
Utilizei um
livro da escola, a mesma história pode ser encontrada no site abaixo, como
nesse dia não levei fantoches, trabalhei apenas com as ilustrações do livro,
procurei chamar a atenção deles com a dramaticidade. No dia seguinte, levei para
sala de aula palitos de picolé para representar a madeira que o boneco foi construído,
palitoches representando os personagens e outros objetos que tinham na história
e alguns que também não faziam alusão a ela, mas mesmo assim insistia em levar, pois
resultava em uma história mais rica e com a característica dos pequenos. Na
medida em que eles iam narrando os fatos acontecidos com boneco Pinóquio, eu ia
instigando-os e trabalhando os valores como o respeito ao próximo e os males
que a mentira pode nos trazer, Além disso, foi trabalhado matemática, concentração, linguagem oral e escrita.
Quando eles
terminaram de contar, expliquei para eles que assim como o criador de Pinóquio
podemos ir longe, construir, e dar vida as coisas usando nossas imaginações, indaguei:
Vocês já construíram algo na casa de vocês ou em algum outro lugar? O que? Como
foi? As respostas foram as mais diversas, desde construir casinha de boneca com
o colega à cozinhar com a mãe. Partindo disto, pedi para que imaginassem que
eram uns carpinteiros, e que precisavam construir um boneco de madeira. Levei
para sala de aula todos os utensílios para a confecção do boneco, roupas,
palitos, chapéu, camisa, seria interessante que tudo fosse confeccionado
juntamente com os alunos, mas em virtude do tempo curto, tive que levar pronto.
A viagem foi
fascinante, de modo paciente e sempre auxiliando-os, fui orientando a
construção do boneco. Fomos contando os palitos que íamos colando e também
dialogando sobre como ele ia viver, qual o novo nome, etc. É válido ressaltar a
importância da professora colaboradora do estágio, pois ela mim ajudou muito a manter o controle e a
ordem na sala, fazendo com que os alunos conseguissem uma concentração maior. Após
a confecção, pedimos que levassem o novo brinquedo para casa, no dia seguinte
perguntei como estavam os bonecos, e imaginem as respostas? Alguns já tinham
morrido, outros tinham ficado na cama dormindo, outros tinha deixado sua própria
mãe cuidando dele.
Como diz Aristóteles,
“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”. A docência não é
fácil, a formação docente às vezes parece ser ainda mais complicada, porém
quando abrimos uma janela para olhar o quintal, percebemos que em meio aos tons
de cinza há o brilho e a magia do ser professor. Vale a pena!!!!
Registro da Atividade.
Referencia
Nenhum comentário:
Postar um comentário