terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Atividades significativas na Educação Infantil: Compartilhando experiências

                Que riqueza!!! Inicialmente gostaria de destacar as minhas impressões quanto a esse espaço, agora percebo a grande dimensão dessa ferramenta e o tamanho das contribuições para nossa formação enquanto discentes do curso de pedagogia e enquanto futuras professoras. É um espaço rico que proporciona aprendizagens, compartilhamento de ideias e experiências. Através desse blog venho conhecer e compartilhar as atividades desenvolvidas na disciplina de estágio supervisionado I na educação infantil. Esse compartilhamento permite que aquelas atividades recheadas de significados não venham ficar engavetadas e perdidas no tempo, mas que venham contribuir para a formação de diversos discentes, professores e para a nossa também. 
Irei compartilhar com vocês duas das atividades realizadas durante o meu estágio na UEI Maria Iracema de Araújo Caldas, com os alunos do Infantil I. A temática abordada foi Alimentação Saudável, procuramos trabalhar de maneira lúdica e atrativa, através de atividades contextualizadas e significativas.
                Segue as duas atividades que desejei compartilhar com vocês:

Identificação
Nome da atividade:  Confeccionando o meu prato saudável
Responsável: Roberta Mirnas de O. Gomes
Nível de ensino: Infantil I
Objetivo: Estimular hábitos alimentares saudáveis.

Material necessário: 
Pratos descartáveis, grãos de arroz, feijão, massinha de modelar, revistas, encartes de supermercado etc;
Cola e tesoura.

Sequência DidáticaInicialmente foi contada para as crianças a história “Urbano em as hortaliças super poderosas” com fantoches e com algumas hortaliças presentes na história, para que as crianças reconhecessem os alimentos que fazem bem para o nosso corpo.História utilizada disponível em:
  Na sequencia a professora  entrega pratos descartáveis e grãos de alimentos como feijão e arroz as crianças, que irão confeccionar livremente um prato considerado saudável. Os alunos poderão utilizar massinha de modelar, imagens para representar carnes, ovos, hortaliças, verduras etc. Em seguida as crianças irão apresentar para a turma o que contém no seu prato, enfatizando a cor dos alimentos, o gosto etc. Nesse momento a professora dialoga com as crianças sobre a importância de cada alimento, suas classificações quanto a cereal, legumes e hortaliças, frutas.

Comentário:
As crianças gostaram muito da atividade, todas participaram, mostrando total interesse. A atividade permitiu que as crianças percebessem a importância de bons hábitos alimentares para o seu crescimento. Através do uso da linguagem oral na atividade pude perceber que as crianças já disponibilizavam de saberes e conhecimentos relacionados ao tema em discussão. Essa atividade foi atrativa e abrangente pois pude trabalhar diferentes linguagens como: oralidade, natureza e sociedade e artes.







Atividade II
Nome da atividade:  Feirinha improvisada
Objetivo: Desenvolver conceitos matemáticos e valor monetário, bem como distinguir diferentes grupos de alimentos.
Material necessário: Cédulas sem valor, cestas com frutas, legumes e verduras, alimentos derivados de leite, cereais etc. Lápis de quadro.
Sequência Didática: Expor em sala o vídeo “Sid Alimentação Saudável” para que as crianças percebessem que existem diferentes grupos alimentares. Após o vídeo enfatizar a importância de comer um pouco de cada grupo alimentar para manter o corpo saudável.Vídeo disponível em:
Na sequencia o  professor distribuirá para os alunos cédulas sem valor. Com a ajuda das crianças iremos montar a nossa feirinha com frutas, legumes, verduras, cereais etc. Confeccionar também o caixa. O professor será o vendedor e os alunos os clientes. Em seguida dividir a turma em grupos para que as crianças venham comprar o que desejarem. No decorrer da atividade o professor irá estimular as crianças a pensarem nos diferentes grupos alimentares: frutas, legumes, verduras, cereais, leite e derivados etc. Irá também ensinar as crianças conceitos de adição e subtração.Em seguida o professor com a ajuda dos alunos irá escrever no quadro o nome de cada alimento que estava presente na feirinha, separando cada um em seu respectivo grupo.

Comentário: Essa atividade foi bastante lúdica e atrativa. As crianças envolveram-se durante toda atividade. Os pequenos experimentaram de maneira contextualizada os desafios e situações da matemática presentes no nosso dia-a-dia. A aula também foi essencial para que as crianças conhecessem a diversidade e origem dos diferentes grupos alimentares, sendo assim, promovendo compreender a relação entre alimentação e saúde.




Um comentário: