sábado, 22 de novembro de 2014

Projeto de Ensino. Arilucy Batista, Mariany Moreira e Ruth Nascimento



NOSSOS PROJETOS DE ENSINO

TEMA: Cantigas de roda

CARACTERIZAÇÃO DA UEI
*IDENTIFICAÇÃO
·         UEI MARIA DA CONCEIÇÃO VIDAL
·         EDUCAÇÃO INFANTIL
·         INTEGRAL POSSUI 16 ALUNOS
·         INFANTIL 1 POSSUI CERCA DE 17 ALUNOS
·         INFANTIL 2 
      ESTAGIÁRIAS: Ruth, Mariany e Arilucy


*ESPAÇO FÍSICO
       O espaço externo da UEI  é bem amplo e arejado. O espaço interno possui 3 salas de aula amplas com uma boa iluminação e bem ventiladas. Cada sala possui um ventilador e muitas janelas, o que torna as salas mais arejadas.
      No espaço interno também contém 2 banheiros acessíveis as crianças, para que as crianças tenham a sua autonomia. Há um outro banheiro na UEI para os professores e funcionários. Possui uma sala onde é secretaria, diretoria e sala dos professores. Há também o refeitório/pátio, na hora do lanche e da janta, todas as crianças sentam-se às mesas para fazer as refeições.
     Durante a semana de observação, estava sendo realizado a semana da criança, nos dias do banho de piscina e cascata era utilizada o pátio que também funciona o refeitório, foi retirada as mesas e cadeiras para a realização dessas atividades e também de outras.
     As mobílias das salas de aula são adaptadas aos alunos, mesas e cadeiras todas adequadas ao tamanho das crianças. Na escola não tem biblioteca, mas, possui um cantinho da leitura, onde as crianças tem um fácil acesso, pois, os livros ficam em uma estante bem baixa e os livros ficam localizados no espaço baixo.


CARACTERIZAÇÃO DO PENSAMENTO DA CRIANÇA

       Para Vygotsky, um claro entendimento das relações entre pensamento e língua é necessário para que se entenda o processo de desenvolvimento intelectual.  Linguagem não é apenas uma expressão de conhecimento adquirido pela criança. Existe uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem, um proporciona recurso ao outro. Desta forma a linguagem tem um papel essencial na formação do pensamento e do caráter do indivíduo.
     Para Piaget, o desenvolvimento dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e da interação com o meio. O processo de desenvolvimento mental ocorre por meio de graduações sucessivas através de estágios: período de inteligência sensório-motora; período de inteligência pré-operatória; período de inteligência operatório-concreta e período de inteligência operatório-formal.


OBJETIVOS DO RCNEI PARA A CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS E DE 4E 5 ANOS PARA CADA LINGUAGEM
   
*Movimento – 0 á 3 anos
·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
·         Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações.
·         Deslocar-se com habilidade em um espaço como andar, correr etc.
·         Explorar e utilizar os movimentos de segurar, encaixe, lançamento etc.

- 4 e 5 anos
·         Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, utilizando a força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo e esperando os limites e as potencialidades de seu corpo.
·         Utilizar os movimentos de segurar, encaixe, lançamento etc. Para ampliar suas possibilidades de manuseios dos diferentes materiais e objetos.
·         Apropriar-se da imagem inteira do seu corpo, conhecendo e identificando seus seguimentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.

*Linguagem Oral e Escrita – 0 á 3 anos
·         Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências.
·         Interessar-se pela leitura de histórias.
·         Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

- 4 e 5 anos
·         Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessária.
·         Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
·         Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional.

*Música – 0 á 3 anos
·         O trabalho com música deve se originar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
·         Ouvir, perceber e diferenciar diversos sons, fontes sonoras e produções musicais.
·         Brincar, imitar, reproduzir as criações musicais.

- 4 e 5 anos
·         Identificar explorando os elementos contidos nas músicas de  forma expressiva e que interaja com os outros para assim ampliar seu conhecimento do mundo.
·         Perceber, expressando as sensações, sentimentos e pensamentos através de improvisações, composições e interpretações musicais.

*Artes visuais – 0 á 3 anos
·         Ampliar conhecimento de mundo que possuem usando diferentes objetivos e materiais, para explorar as características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrar em contato com diversas formas de expressão artística.
·         Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre as diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

- 4 e 5 anos
·         Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras c, com as quais entrem em contato para ampliar seu conhecimento do mundo e da cultura.
·         Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem de desenho, da pintura, da modelagem da colagem da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
*Natureza e Sociedade – 0 á 3 anos
·         Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, plantas e objetos diversos para manifestar a curiosidade e interesse.

- 4 e 5 anos
·         Interessar e demostrar curiosidade pelo mundo social e natural, formular perguntas, imaginar soluções, manifestar opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscar informações e confrontar as ideias.
·         Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico do grupo social em que vive e de outros.
·         Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que se estabelecem em determinado ambiente, valorizando sua importância para a preservação de espécies e para a qualidade da vida humana.

*Matemática – 0 á 3 anos
·         Utilizar a contagem oral, noções de quantidade, tempo e de espaço em brincadeiras e músicas junto com a professora e nos diversos contextos.

- 4 e 5 anos
·         Manipular e explorar objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma que exista quantidades individuais para que a criança consiga descobrir as propriedades e características, e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, manejar e encaixar.






PROJETO: Cantigas de Roda
TEMA: Ciranda, Cirandinha.

*LINGUAGENS:
·         Linguagem Oral e Escrita
·         Matemática
·         Natureza e Sociedade
·         Artes
·         Música e Movimento


PROBLEMA
Como se brinca de cantiga de roda?


JUSTIFICATIVA
        As cantigas de roda desenvolvem nas crianças a capacidade de ouvir, perceber e diferenciar os diversos sons e movimentos que a música proporciona. Portanto, é importante trabalhar as cantigas de roda com a criança para que a mesma desperte o interesse musical.
        Esse projeto foi elaborado com a finalidade de envolver as crianças da educação infantil em atividades musicais lúdicas, através das cantigas de rodas e do resgate das suas tradições.
         “A interação entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical”.  (RCNEI, 1998)


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Fazer com que a criança expresse o vocabulário por meio da linguagem musical;
·         Brincar com a música fazendo imitações musicais;
·         Aprender os movimentos corporais e ritmos;
·         Aprender a expressão do corpo e da fala;
·         Aprender as canções;
·         Falar um pouco sobre as cantigas de roda;
·         Interpretar para as crianças as cantigas trabalhadas em sala;
·         Construir cartazes para ajudar as crianças na hora da cantiga;
·         Cantar músicas oralmente;
·         Fazer atividades lúdicas relacionadas às cantigas;
·         Representar e dramatizar as cantigas;
·         Realizar atividades com pinturas, desenhos, recorte e colagem e dobraduras.



REFERÊNCIAS

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

VYGOTSKY, Lev Semenovich.
Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/vigo.html Acesso em: 18/10/2014

PIAGET, Jean. Disponível em: http://coral.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm
Acesso em: 18/10/2014


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