NOSSOS PROJETOS DE ENSINO
TEMA:
Cantigas de roda
CARACTERIZAÇÃO
DA UEI
*IDENTIFICAÇÃO
·
UEI MARIA DA CONCEIÇÃO VIDAL
·
EDUCAÇÃO INFANTIL
·
INTEGRAL POSSUI 16 ALUNOS
·
INFANTIL 1 POSSUI CERCA DE 17 ALUNOS
·
INFANTIL 2
ESTAGIÁRIAS: Ruth, Mariany e Arilucy
ESTAGIÁRIAS: Ruth, Mariany e Arilucy
*ESPAÇO FÍSICO
O espaço externo da UEI é bem
amplo e arejado. O espaço interno possui 3 salas de aula amplas com uma boa
iluminação e bem ventiladas. Cada sala possui um ventilador e muitas janelas, o
que torna as salas mais arejadas.
No espaço interno também contém 2 banheiros
acessíveis as crianças, para que as crianças tenham a sua autonomia. Há um
outro banheiro na UEI para os professores e funcionários. Possui uma sala onde
é secretaria, diretoria e sala dos professores. Há também o refeitório/pátio,
na hora do lanche e da janta, todas as crianças sentam-se às mesas para fazer
as refeições.
Durante a semana de observação, estava
sendo realizado a semana da criança, nos dias do banho de piscina e cascata era
utilizada o pátio que também funciona o refeitório, foi retirada as mesas e cadeiras
para a realização dessas atividades e também de outras.
As mobílias das salas de aula são adaptadas
aos alunos, mesas e cadeiras todas adequadas ao tamanho das crianças. Na escola
não tem biblioteca, mas, possui um cantinho da leitura, onde as crianças tem um
fácil acesso, pois, os livros ficam em uma estante bem baixa e os livros ficam
localizados no espaço baixo.
CARACTERIZAÇÃO
DO PENSAMENTO DA CRIANÇA
Para Vygotsky, um claro entendimento das
relações entre pensamento e língua é necessário para que se entenda o processo
de desenvolvimento intelectual.
Linguagem não é apenas uma expressão de conhecimento adquirido pela
criança. Existe uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem, um
proporciona recurso ao outro. Desta forma a linguagem tem um papel
essencial na formação do pensamento e do caráter do indivíduo.
Para Piaget, o desenvolvimento dá-se
espontaneamente a partir de suas potencialidades e da interação com o meio. O
processo de desenvolvimento mental ocorre por meio de graduações
sucessivas através de estágios: período de inteligência sensório-motora;
período de inteligência pré-operatória; período de inteligência
operatório-concreta e período de inteligência operatório-formal.
OBJETIVOS
DO RCNEI PARA A CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS E DE 4E 5 ANOS PARA CADA LINGUAGEM
*Movimento – 0 á 3 anos
·
Familiarizar-se com a imagem do próprio
corpo.
·
Explorar as possibilidades de gestos e
ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações.
·
Deslocar-se com habilidade em um espaço
como andar, correr etc.
·
Explorar e utilizar os movimentos de
segurar, encaixe, lançamento etc.
- 4 e 5 anos
·
Explorar diferentes qualidades e dinâmicas
do movimento, utilizando a força, velocidade, resistência e flexibilidade,
conhecendo e esperando os limites e as potencialidades de seu corpo.
·
Utilizar os movimentos de segurar,
encaixe, lançamento etc. Para ampliar suas possibilidades de manuseios dos
diferentes materiais e objetos.
·
Apropriar-se da imagem inteira do seu
corpo, conhecendo e identificando seus seguimentos e elementos e desenvolvendo
cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
*Linguagem Oral e Escrita – 0 á 3 anos
·
Participar de variadas situações de
comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e
sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências.
·
Interessar-se pela leitura de histórias.
·
Familiarizar-se aos poucos com a escrita
por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do
contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
- 4 e 5 anos
·
Familiarizar-se com a escrita por meio do
manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de
diversas situações nas quais seu uso se faça necessária.
·
Escutar textos lidos, apreciando a leitura
feita pelo professor;
·
Interessar-se por escrever palavras e
textos ainda que não de forma convencional.
*Música – 0 á 3 anos
·
O trabalho com música deve se originar de
forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
·
Ouvir, perceber e diferenciar diversos
sons, fontes sonoras e produções musicais.
·
Brincar, imitar, reproduzir as criações
musicais.
- 4 e 5 anos
·
Identificar explorando os elementos
contidos nas músicas de forma expressiva
e que interaja com os outros para assim ampliar seu conhecimento do mundo.
·
Perceber, expressando as sensações,
sentimentos e pensamentos através de improvisações, composições e
interpretações musicais.
*Artes
visuais – 0 á 3 anos
·
Ampliar conhecimento de mundo que possuem
usando diferentes objetivos e materiais, para explorar as características,
propriedades e possibilidades de manuseio e entrar em contato com diversas
formas de expressão artística.
·
Utilizar diversos materiais gráficos e
plásticos sobre as diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de
expressão e comunicação.
- 4 e 5 anos
·
Interessar-se pelas próprias produções,
pelas de outras c, com as quais entrem em contato para ampliar seu conhecimento
do mundo e da cultura.
·
Produzir trabalhos de arte, utilizando a
linguagem de desenho, da pintura, da modelagem da colagem da construção,
desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e
criação.
*Natureza e Sociedade – 0 á 3 anos
·
Explorar o ambiente, para que possa se
relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, plantas e
objetos diversos para manifestar a curiosidade e interesse.
- 4 e 5 anos
·
Interessar e demostrar curiosidade pelo
mundo social e natural, formular perguntas, imaginar soluções, manifestar
opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscar informações e confrontar as
ideias.
·
Estabelecer algumas relações entre o modo
de vida característico do grupo social em que vive e de outros.
·
Estabelecer algumas relações entre o meio
ambiente e as formas de vida que se estabelecem em determinado ambiente,
valorizando sua importância para a preservação de espécies e para a qualidade
da vida humana.
*Matemática – 0 á 3 anos
·
Utilizar a contagem oral, noções de quantidade,
tempo e de espaço em brincadeiras e músicas junto com a professora e nos
diversos contextos.
- 4 e 5 anos
·
Manipular e explorar objetos e brinquedos,
em situações organizadas de forma que exista quantidades individuais para que a
criança consiga descobrir as propriedades e características, e suas
possibilidades associativas: empilhar, rolar, manejar e encaixar.
PROJETO: Cantigas
de Roda
TEMA: Ciranda,
Cirandinha.
*LINGUAGENS:
·
Linguagem Oral e Escrita
·
Matemática
·
Natureza e Sociedade
·
Artes
·
Música e Movimento
PROBLEMA
Como se brinca de cantiga
de roda?
JUSTIFICATIVA
As cantigas de roda desenvolvem nas
crianças a capacidade de ouvir, perceber e diferenciar os diversos sons e
movimentos que a música proporciona. Portanto, é importante trabalhar as
cantigas de roda com a criança para que a mesma desperte o interesse musical.
Esse projeto foi elaborado com a
finalidade de envolver as crianças da educação infantil em atividades musicais lúdicas, através das cantigas de rodas e do resgate das suas tradições.
“A interação entre os aspectos
sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação
e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical”. (RCNEI, 1998)
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Fazer com que a criança expresse o
vocabulário por meio da linguagem musical;
·
Brincar com a música fazendo imitações
musicais;
·
Aprender os movimentos corporais e ritmos;
·
Aprender a expressão do corpo e da fala;
·
Aprender as canções;
·
Falar um pouco sobre as cantigas de roda;
·
Interpretar para as crianças as cantigas
trabalhadas em sala;
·
Construir cartazes para ajudar as crianças
na hora da cantiga;
·
Cantar músicas oralmente;
·
Fazer atividades lúdicas relacionadas às
cantigas;
·
Representar e dramatizar as cantigas;
·
Realizar atividades com pinturas,
desenhos, recorte e colagem e dobraduras.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Referencial Curricular Nacional Para
Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
VYGOTSKY, Lev Semenovich.
Acesso em: 18/10/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário