terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Atividades Didáticas


Nome da atividade: Chapeuzinho vermelho
Responsável: Lucyana Jéssica de Oliveira
Nível de Ensino: infantil II
Orientadoras: Mayra Ribeiro e Aleksandra Nogueira
Objetivo: Desenvolver a motricidade e ampliar  a oralidade 
Sequência Didática:
   No primeiro momento cantei a música de chapeuzinho vermelho para eles identificarem a história,   após a música fiz a leitura do livro de "chapeuzinho vermelho", em seguida deixei eles falarem o que  entenderam da história, se  gostavam, se haviam aprendido alguma coisa, o que acharam do comportamento dos personagens, de quais mais gostaram. Em seguida, fizemos algumas atividades com as crianças, a primeira foi motar a cesta de fruta para vovó, elas pintaram as frutas cada um cor a cor que escolhessem, em seguida cortaram as frutas e colocaram na cesta. Depois formamos vários círculos  com as mesas e as cadeiras, e dei  a cada um deles cinco palitos de picolé, entreguei os modos de E.V.A. já cortado para facilitar o processo,  cada aluno recebeu os moldes dos cinco personagem da história de chapeuzinho vermelho para confeccionar os palitoches. Depois dos palitoches prontos iriam recontar a história de chapeuzinho vermelho do  jeito deles, respeitando suas autorias. 

Comentário: Essa atividade é muito importante pois além de trabalhar a motricidade das crianças desperta o interesse para a contação de histórias desenvolvendo a oralidade do aluno, não só a de chapeuzinho vermelho mais qualquer história da literatura infantil. Essas duas práticas são fundamental na educação infantil, pois estimulam a leitura e a motricidade do aluno, envolvendo o desenvolvimento de habilidades como, cortar, pintar,  colar, escrever e outras atividade motoras que  ajudam no desenvolvimento da criança.   
Vale ressaltar que o processo de aquisição da linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros. (Cássia Ravena M. de Assis Medel)  http://educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/os-beneficios-trabalhar-motricidade-refinada-na-educacao-.htm


A Apresentação da Leitura para as Crianças da Educação Infantil 
Sabemos que o primeiro contato que a criança tem com a leitura é através da audição, alguém está lendo para ela. É por meio dessa prática que a leitura vai se apresentando para a criança. Segundo Villardi (1999, p. 11): “Há que se desenvolver o gosto pela leitura, afim de que possamos formar um leitor para toda vida”. Quando chega a escola a criança encontrará através da leitura, um mundo mágico, habitado por seres incríveis e que chamam a atenção dela. “A leitura seria a ponte para o processo educacional eficiente, proporcionando a formação integral do indivíduo”. (MARTINS, 1994, p.25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário