Nome da atividade: Chapeuzinho vermelho
Responsável: Lucyana Jéssica de Oliveira
Nível de Ensino: infantil II
Orientadoras: Mayra Ribeiro
e Aleksandra Nogueira
Objetivo: Desenvolver a motricidade e ampliar a oralidade
Sequência Didática:
No primeiro
momento cantei a música de chapeuzinho vermelho para eles identificarem a
história, após a música fiz a leitura do livro de "chapeuzinho
vermelho", em seguida deixei eles falarem o que entenderam da
história, se gostavam, se haviam aprendido alguma coisa, o que acharam do comportamento dos personagens, de quais mais gostaram. Em seguida, fizemos algumas atividades com as crianças, a primeira foi motar a cesta de fruta para vovó, elas pintaram as frutas cada um cor a cor que escolhessem, em seguida cortaram as frutas e colocaram na cesta. Depois formamos vários círculos com as mesas e as cadeiras,
e dei a cada um deles cinco palitos de picolé, entreguei
os modos de E.V.A. já cortado para facilitar o processo, cada aluno recebeu os moldes dos cinco personagem da história de chapeuzinho vermelho para confeccionar os palitoches. Depois dos palitoches prontos iriam recontar a história de
chapeuzinho vermelho do jeito deles, respeitando suas autorias.
Comentário: Essa atividade é
muito importante pois além de trabalhar a motricidade das crianças
desperta o interesse para a contação de histórias desenvolvendo a oralidade do
aluno, não só a de chapeuzinho vermelho mais qualquer história da literatura
infantil. Essas duas práticas são fundamental na educação infantil, pois estimulam
a leitura e a motricidade do aluno, envolvendo o desenvolvimento de habilidades como, cortar,
pintar, colar, escrever e outras atividade motoras que ajudam no desenvolvimento da criança.
Vale ressaltar que o processo de aquisição da
linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, a criança deve ser
estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de
forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas,
realizar desenhos, entre outros. (Cássia Ravena M. de Assis Medel) http://educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/os-beneficios-trabalhar-motricidade-refinada-na-educacao-.htm
A Apresentação da Leitura para as Crianças da Educação Infantil
Sabemos que o primeiro contato que a criança tem com a leitura é através da audição, alguém está lendo para ela. É por meio dessa prática que a leitura vai se apresentando para a criança. Segundo Villardi (1999, p. 11): “Há que se desenvolver o gosto pela leitura, afim de que possamos formar um leitor para toda vida”. Quando chega a escola a criança encontrará através da leitura, um mundo mágico, habitado por seres incríveis e que chamam a atenção dela. “A leitura seria a ponte para o processo educacional eficiente, proporcionando a formação integral do indivíduo”. (MARTINS, 1994, p.25).
https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/30151/a-importancia-da-leitura-dos-contos-de-fadas-na-educacao-infantil
Confecção de Frutas para a Cesta |
Confecção dos Palitoches |
Nenhum comentário:
Postar um comentário