quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Atividades Didáticas


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Faculdade de Educação – FE

Departamento de Educação – DE

Curso: Pedagogia  5º Período

Professoras: Aleksandra Fernandes e Mayra Ribeiro

As atividades apresentadas são resultantes da concretização do Estágio supervisionado I, integrante do componente curricular do curso Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação - FE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN realizado na Unidade de Educação Infantil – UEI Maria Iracema de Araújo Caldas, situada na cidade de Mossoró/RN.

As reflexões e pesquisas sobre o estágio remetem provocações e, ao mesmo tempo, possibilitam repensar e ressignificar os saberesfazeres  docente. A troca de saberes tecidos no dia a dia no campo acadêmico e na relação colaboradora com as unidades de educação infantil fornece entrelaçamentos entre a teoria e a prática, favorecendo a construção da  autonomia e criticidade e, consequentemente, ampliando as possibilidades da/na atuação docente. 
O estágio, como espaçotempo formativo, proporcionou, ainda, a possibilidade de ressignificarmos a noção de atividade, entendida antes apenas como atividades que envolvessem respostas a exercícios xerocados, contendo  escritas, imagens e ou números. Para muito além, ampliamos nossa perspectiva para uma compreensão de atividade que envolve movimento, música, artes, brincadeiras,etc, desde que planejadas e com intencionalidades sócio educativas.



Atividade I

Nome da atividade: Mestre cuca saudável – preparando salada de frutas

Responsável:
Francisca Elza Tôrres Fernandes
Nível de ensino: Infantil II
Objetivo: Conhecer as mais variadas frutas e fazer o uso da alimentação saudável;
Adquirir hábitos de higiene na preparação dos alimentos.
Recursos utilizados: Detergente para assepsia das mãos, toalha de mãos, toalha de mesa, touca para proteção dos cabelos, aventais, facas (sem ponta), plástico filme, frutas variadas, recipientes de plástico, tábua de plástico, colheres, guardanapos, casquinha de sorvete para servir a salada.
Sequência didática: Organizar em uma mesa (refeitório ou sala de aula) todas as frutas e questionar sobre a predileção das crianças em relação as frutas expostas. Unido a essa ocasião, apresentar os materiais necessários e posteriormente conduzi-los para a higienização das mãos e uso dos aventais e toucas. Com as mãos bem higienizadas e com uso dos utensílios que favoreçam o andamento da atividade (facas, tábuas, aventais, toucas e frutas), a professora irá auxiliá-los a cortar as frutas, em seguida, as frutas cortados são colocadas em um recipiente de plástico. Feito isso, as frutas devem ser envolvidas até que se torna uma verdadeira salada, com misturas de cores e sabores. Como uma forma mais atrativa para a criançada, a salada pode ser servida em cascas de sorvete (conforme realizado) e logo mais, saborosamente degustada.

Obs.: É conveniente, caso a sala seja numerosa, que seja trabalhado em grupos, com o número de quatro a cinco alunos, jamais dispensando o auxílio da professora. Faz-se relevante explicar as vitaminas e nutrientes das frutas instigando-os a consumir nas refeições, no sentido de abdicar certas guloseimas, e ainda, mostrar que algumas dessas frutas podem ser cultivadas no quintal das suas casas.



 
Comentário: O diálogo no decurso da realização da atividade é imprescindível, uma vez que auxilia a criança de maneira mais precisa a conscientizar-se desde cedo sobre o correto hábito alimentar e higienização; os tornam hábeis a escutar o seu colega e igualmente contribuir, o que consiste numa contínua troca de saberes. É uma atividade muito prazerosa de realizar, uma vez que todos que participam  sentem-se úteis em suas contribuições.

 
Atividade II
Nome da atividade: Jogo com boliche: vamos aprender a contar brincando?
Responsável: Francisca Elza Tôrres Fernandes
Nível de ensino: Infantil II
Objetivo: Entender a importância da reutilização de alguns produtos. Unido a essa compreensão, brincar e aprender com os numerais.
Recursos utilizados: Garrafa pet, tesoura, material impresso com os numerais, cola branca e durex colorido.
Sequência didática: Para uma melhor organização, a professora precisará formar pequenos grupos para a confecção do boliche, de modo que cada grupo formado participe de maneira igual. É interessante que as crianças fiquem à vontade, nesse caso, utilizando o chão da sala no intuito de ganharem melhor espaço, tanto para confecção, como também para a brincadeira com o boliche. Os rótulos da garrafas devem ser retiradas, logo depois, os papeis impressos com numerais serão recortados e colados na garrafa com o uso da cola branca. Para uma melhor fixação dos numerais na garrafa e beleza do produto, o uso do durex colorido é indispensável. Ao final, já com o material pronto, a professora promove o jogo de boliche em pequenos grupos com as crianças, e a cada jogada realizada por eles, utiliza as garrafas dos numerais derrubados pelos alunos para mostrar quais números e qual número é maior ou menor que o outro, e assim sendo, cogitando a entrada de mostrar operações simples, como somar e subtrair.
Comentário: As crianças se encantam com esse tipo de atividade. Uma atividade que além de trabalhar a consciência para com a reutilização de produtos, proporciona também o trabalho com a matemática de maneira muito divertida.




"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário