segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Atividades  Didáticas 

Nome da atividade: Descobrindo os animais: Vivencia e experiência com um pintinho de verdade.
Responsável: Priscilla Aires
Nível de ensino: Maternal I 
Objetivo: Ampliar e desenvolver as habilidades físicas e motoras;  Perceber diferentes texturas; Desenvolver a coordenação a partir do uso da colagem; Identificar as formas geométricas planas; Enriquecer o imaginário infantil.
Material necessário:  História, cartolinas recortadas, cola, EVA, lápis de cor, *pintinho (animal).
Sequência/Procedimentos: Primeiramente foi utilizada uma história onde foram trabalhados desafios corporais. 

História do pintinho Fujão.

Era uma vez um pintinho  fujão... Que fugiu do galinheiro e foi passear pela floresta.
   -Vamos passear com o pintinho? (passear)
   O pintinho andou... Andou... Sentiu muito calor (abanar para refrescar)... Ficou cansado e se sentou um pouco. (sentar)
   Ainda cansado o pintinho espreguiçou... Bocejou e se deitou no chão ( espreguiçar, bocejar e deitar).
   O pintinho adormeceu...   (dormir)
   Já estava ficando noite... A mamãe do pintinho saiu a sua procura. COCOCORICÓ... FILHINHOOOOOOOOO...
   O pintinho acordou assustado e tremendo de frio (Fazer cara de assustado e tremer)... Ele correu para pertinho da mamãe (Correr para perto da mamãe galinha).
   A mamãe deu água e comidinha para o pintinho (fazer de conta que está tomando água e comendo)
   O pintinho ficou feliz com a proteção da mamãe e aprendeu a lição... Fugir não pode não!
                                                                  (Texto criado pela professora Ivani Ferreira – fonte internet)

Na sequência foi apresentado aos demais um pintinho, onde os mesmo puderam tocar, sentir as penas, brincar. Durante a vivencia, era feitas perguntas, estimulando o aprendizado, perguntas estas: O pintinho tem pernas? Quantas? Vamos contar? Ele tem penas ou pele? Ele tem boca? Ou é bico? Que cor ele é? O que ele come? Ele nasce de que? Como se chama o papai e a mamãe do pintinho? Dentre outras que possa surgir na hora.  


A atividade realizada foi para trabalhar a percepção dos membros do pintinho, através da colagem os mesmos trabalhavam a autonomia de colar as asas e o bico onde eles achavam que era o local correto


Comentário final: As atividades realizadas foram um verdadeiro sucesso. A interação das crianças, a alegria por ter um animalzinho ali onde eles pudessem tocar fez com que a atenção fosse redobrada. A aprendizagem através da vivencia é de riqueza impar, a história onde eles interagiam juntos foi também bastante divertida, fazendo com que eles participem ajudando assim na sua autonomia, na interação aluno com aluno e aluno com professor. Sem duvidas um aprendizado riquíssimo ao só para os alunos como também para quem estava regendo as atividades.



Nome da atividade: Descobrindo as cores: Vivencia e experiência através da descoberta das cores secundárias.
Responsável: Priscilla Aires
Nível de ensino: Maternal I 
Objetivo: Ampliar e desenvolver as habilidades físicas e motoras; Identificar e nomear as cores primárias; Selecionar objetos classificando cores; Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança; Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem da pintura e da construção. 
Material necessário: Folhas A4, tintas (azul, amarela e vermelha), pinceis.
Sequência/Procedimentos: no primeiro momento, foi feito a demonstração das cores primarias mostrando-as que se misturarem dará outras cores (Azul + Amarelo = Verde; Vermelho + Amarelo = Laranja; Azul + Vermelho = Roxo). Nesse momento, interagir com as crianças é uma ótima escolha, perguntar que cor é? Que cor será que vai formar? Entre outras. 


Após trabalhar as misturas como forma de apresentação, trabalhar as mesmas de maneira individual. Na atividade de registro, foi feito 3 círculos (onde já é trabalhado também as formas geométricas) em cada circulo foi pedido para que realizassem as misturas das cores, sempre perguntado qual a cor que ta colocando, em que cor formou, qual a forma geométrica que esta desenhada no papel. 




Comentário final: Trabalhar com tinta sempre foi interessante, ainda mais quando a criança percebe que misturando-as eles ganham outras cores. Ver a alegria no olhar de cada uma quando fizeram a “mágica” foi muito incrível. Sem duvidas é uma boa atividade para desenvolver a coordenação, a descoberta das cores, as formas geométricas podendo substituir os círculos por outras formas.



Nome da atividade: Descobrindo as aves: Vivencia e experiência através da descoberta das cores, animais, com a ludicidade da pintura corporal.
Responsável: Priscilla Aires
Nível de ensino: Maternal I 
Objetivo: Ampliar e desenvolver as habilidades físicas e motoras; Perceber diferentes texturas; Desenvolver a coordenação refinada a partir do uso da pintura; explorar as artes através da pintura corporal.
Material necessário: Folhas A4, tintas (azul, amarela e vermelha), pinceis, bico do tucano em EVA, outras tintas para fazer o galho e folhas (tinta marrom e verde) caneta hidrocor preta.

Sequência/Procedimentos: começaremos pintando o pé direito e pressiona na folha, esperando secar. Após, pinta as mãos com as cores restantes (no caso foi utilizado o vermelho para o pé e azul e amarelo para as mãos). Lembrando sempre de pôr na ordem correta para assim ficar no formato da ave, após pintar as três partes, pedir para o próprio aluno colar o bico do tucano. Na sequência quando já estiver tudo seco (inclusive os galhos e folhas) faz os olhinhos com a caneta hidrocor. 




Comentário final: Mais uma vez o uso da tinta como forma de diferenciar as atividades nas turmas de educação infantil. Utilizando a descoberta de ver as possibilidades de ter partes do seu corpo se transformando em um desenho, é algo que para nós já é interessante, imagine para uma criança. Ao sentir o contato do pincel em seus pés e em suas mãos, vendo sorrisos, a descoberta mesmo de um desenho, é algo bastante enriquecedor, assim pode juntos ao trabalho questionar a criança sobre as cores, que parte da ave esta formando, se a ave voa, entre outros. Foi algo bastante prazeroso. 



OBS: O rosto das crianças foram borrados para preservação da sua identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário