O período do estágio na educação infantil é um momento de
muito aprendizado para nós estudantes de pedagogia, pois temos o contato com
uma das áreas da nossa futura atuação profissional. É pouco tempo, porem
momentos muito significativos. Eu a cada contato, oportunidade que tenho de
estar nesse “mundo” educação infantil, só me certifico mais e mais o quanto
quero ser parte integrante dele.
Durante
o período do estágio busquei fazer com que o cuidar e o educar caminhassem
juntos, as atividades que selecionei tinham o intuito de desenvolver e
favorecer, a afetividade, a cognição, autonomia e a socialização entre as
crianças. é muito importante que seja desenvolvido um trabalho com caráter
educativo-pedagógico, adequado às especificidades das crianças, no meu caso
maternal.
Nessa fase de 2 a 3 anos as atividades são diferenciadas,
pois a criança ainda é muito dependente da professora, e também a escola é um
espaço extremamente novo, onde aos poucos ela vai se adaptando a sua nova
rotina e socialização. Todas as atividades quando são com intuito educativo são
significativas, mas selecionei algumas que eles gostaram muito. gosto de trabalhar
com atividades que desperte a curiosidade, imaginação e autonomia.
Essas são as atividades que gostaria de dividir com a turma:
Essas são as atividades que gostaria de dividir com a turma:
Atividade I
Nome da
atividade: Brincando com as frutas
Responsável: Edjane Targino de Melo
Nível de
ensino: Maternal I
Objetivo: Usar gestos e ritmos corporais diversos para expressar-se. Trabalhar movimentos, coordenação motora, equilíbrio, cores e formas.
Material
necessário: Tapetes de frutas
variadas confeccionados de EVA, som.
Sequência didática: A professora faz
um círculo com os tapetes das frutas no pátio da escola e vai pedindo para que
uma criança por vez escolha a fruta de sua preferência. É importante incentivar
ao aluno que fale o nome da fruta que escolheu e a cor e o motivo da sua
preferencia, criar o habito de que desde pequeno ele já se expresse e der a sua
opinião. Concluída essa etapa a professora vai fazer movimentos coordenados
trabalhando todo o corpo, em diferentes posições e com musicas de ritmos
variados. As crianças de 0 a 3 anos utilizam os movimentos como forma de
conhecer o próprio corpo. A atividade foi desenvolvida de forma satisfatória e
muito participativa.
Comentário: A atividade de movimento
é muito importante para o maternal, pois o movimento para a criança pequena
significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A
criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais e
interage utilizando fortemente o apoio do corpo. A dimensão corporal integra-se
ao conjunto da atividade da criança (RCNEI, 1998).
Obs: Realizei essa atividade
em dois dias da semana, mas em horários diferenciados, um dia no início da
tarde, antes do lanche e outro após o lanche. Percebi que no início foi bem mais
participativa e proveitosa. já no dia que realizei no fim da tarde achei eles
menos participativos.
Atividade II
Nome da
atividade: Oficina culinária
Responsável: Edjane Targino de Melo
Nível de
ensino: Maternal I
Objetivo: incentivar
a alimentação saudável, a criatividade e os bons hábitos de higiene por meio da
montagem de um sanduíche divertido.
Material Necessário: Touca, avental, pão de forma, queijo, pepino,
cenoura, ovos cozidos (cortados em rodelas), azeitonas, prato descartável,
plástico filme, nome dos alunos, toalha, água, sabão neutro.
Sequência didática: organizar os
alimentos em uma mesa no refeitório ou na própria sala, lavar as mãos e vestir
o avental e toca em todas as crianças, explicar as vitaminas e nutrientes mais
evidentes de cada alimento que vai ser trabalhado. Montar o sanduíche coruja e
em seguida orientar para que cada criança monte o seu sanduíche natural, ajuda
a criança a desenvolver a criatividade, organização, sequencia e coordenação
motora. Ao final colocar no prato descartável, embalar no plástico com o nome
da criança. Em seguida degustar essa delicia.
Comentário: as crianças adoram
colocar a mão na “massa”, se vestir de como pequenos cozinheiros é uma festa. Gostaram
de fazer de uma comida uma arte e também de conhecer novos alimentos. É
interessante deixar que eles fiquem observando ao redor da mesa, todas as crianças
devem participar.
Obs: Ao fazer essa atividade com sanduíche a professora deve procurar alimentos que as crianças gostem e faça parte de sua dieta,
assim evita que elas se recusem a comer. Na hora de embalar o sanduíche no
plástico tive muita dificuldade e precisei da ajuda da professora, se fosse realizar essa atividade novamente
trocaria esse item, para não perder tempo e as vezes não tem uma pessoa disponível para ajudar. Porém, trazer pronto de casa tira toda a significação da atividade, além de correr o risco de alguns ingredientes estragarem.
Atividade III
Nome da
atividade: Encontre a minha forma.
Responsável: Edjane Targino de Melo
Nível de
ensino: Maternal I
Objetivo: conhecer,
identificar e organizar as formas geométricas.
Material necessário: caixa média com objetos (brinquedos, tampas) de varias formas, fita
adesiva e desenho com as formas geométricas.
Sequência didática: A professora vai mostrar uma atividade xerocada com um círculo, quadrado,
retângulo e triângulo. Pedir para que ajudem a colorir esses desenhos, em
seguida cola no chão da sala e demarca um espaço entre eles com a fita adesiva.
Mostra a caixa e diz que tem objetos com formas idênticas às mostradas na
atividade. Orienta para que a criança pegue um objeto e coloque no espaço
demarcado referente à sua forma. Eles adoram essa atividade que oportuniza-os a
pensar e descobrir algo novo. Proporciona aos pequenos a ampliação do conhecimento de mundo envolvendo principalmente a linguagem matemática.
Comentário: As crianças gostaram muito dessa atividade e é
importante porque já começa a trabalhar as noções de matemática e de espaço. As crianças têm e podem ter várias experiências com
o universo matemático e outros que lhes permitem fazer descobertas, tecer
relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se
espacialmente. (RCNEI, 1998, p.222)
Obs: Mesmo trabalhando o
projeto alimentação, é importante que o professor fique atento as várias
linguagens que devem ser trabalhadas. Essa atividade é bem simples de fazer,
mais deve-se atentar para selecionar os objetos/brinquedos que tenham as
variadas formas geométricas. Se fosse realizado numa turma com crianças de 5 a 6 anos a professora pode dividir a turma em meninos e meninas e incentivar para ver quem consegue identificar em um menor tempo e com mais agilidade as formas encontradas, dando um caráter mais lúdico a atividade.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário