segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Atividades Significativas para o Maternal: Compartilhando Experiências

O período do estágio na educação infantil é um momento de muito aprendizado para nós estudantes de pedagogia, pois temos o contato com uma das áreas da nossa futura atuação profissional. É pouco tempo, porem momentos muito significativos. Eu a cada contato, oportunidade que tenho de estar nesse “mundo” educação infantil, só me certifico mais e mais o quanto quero ser parte integrante dele.
 Durante o período do estágio busquei fazer com que o cuidar e o educar caminhassem juntos, as atividades que selecionei tinham o intuito de desenvolver e favorecer, a afetividade, a cognição, autonomia e a socialização entre as crianças. é muito importante que seja desenvolvido um trabalho com caráter educativo-pedagógico, adequado às especificidades das crianças, no meu caso maternal.
Nessa fase de 2 a 3 anos as atividades são diferenciadas, pois a criança ainda é muito dependente da professora, e também a escola é um espaço extremamente novo, onde aos poucos ela vai se adaptando a sua nova rotina e socialização. Todas as atividades quando são com intuito educativo são significativas, mas selecionei algumas que eles gostaram muito. gosto de trabalhar com atividades que desperte a curiosidade, imaginação e autonomia. 
Essas são as atividades que gostaria de dividir com a turma:

Atividade I
Nome da atividade: Brincando com as frutas

Responsável: Edjane Targino de Melo

Nível de ensino: Maternal I

Objetivo: Usar  gestos e ritmos corporais diversos para expressar-se. Trabalhar movimentos, coordenação motora, equilíbrio, cores e formas.

Material necessário: Tapetes de frutas variadas confeccionados de EVA, som.

Sequência didática: A professora faz um círculo com os tapetes das frutas no pátio da escola e vai pedindo para que uma criança por vez escolha a fruta de sua preferência. É importante incentivar ao aluno que fale o nome da fruta que escolheu e a cor e o motivo da sua preferencia, criar o habito de que desde pequeno ele já se expresse e der a sua opinião. Concluída essa etapa a professora vai fazer movimentos coordenados trabalhando todo o corpo, em diferentes posições e com musicas de ritmos variados. As crianças de 0 a 3 anos utilizam os movimentos como forma de conhecer o próprio corpo. A atividade foi desenvolvida de forma satisfatória e muito participativa.


Comentário: A atividade de movimento é muito importante para o maternal, pois o movimento para a criança pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança (RCNEI, 1998).

Obs: Realizei essa atividade em dois dias da semana, mas em horários diferenciados, um dia no início da tarde, antes do lanche e outro após o lanche. Percebi que no início foi bem mais participativa e proveitosa. já no dia que realizei no fim da tarde achei eles menos participativos.

Atividade II
Nome da atividade: Oficina culinária

Responsável: Edjane Targino de Melo

Nível de ensino: Maternal I

Objetivo: incentivar a alimentação saudável, a criatividade e os bons hábitos de higiene por meio da montagem de um sanduíche divertido.

Material Necessário: Touca, avental, pão de forma, queijo, pepino, cenoura, ovos cozidos (cortados em rodelas), azeitonas, prato descartável, plástico filme, nome dos alunos, toalha, água, sabão neutro.

Sequência didática: organizar os alimentos em uma mesa no refeitório ou na própria sala, lavar as mãos e vestir o avental e toca em todas as crianças, explicar as vitaminas e nutrientes mais evidentes de cada alimento que vai ser trabalhado. Montar o sanduíche coruja e em seguida orientar para que cada criança monte o seu sanduíche natural, ajuda a criança a desenvolver a criatividade, organização, sequencia e coordenação motora. Ao final colocar no prato descartável, embalar no plástico com o nome da criança. Em seguida degustar essa delicia.





Comentário: as crianças adoram colocar a mão na “massa”, se vestir de como pequenos cozinheiros é uma festa. Gostaram de fazer de uma comida uma arte e também de conhecer novos alimentos. É interessante deixar que eles fiquem observando ao redor da mesa, todas as crianças devem participar.

Obs:  Ao fazer essa atividade com sanduíche a professora deve procurar alimentos que as crianças gostem e faça parte de sua dieta, assim evita que elas se recusem a comer. Na hora de embalar o sanduíche no plástico tive muita dificuldade e precisei da ajuda da professora, se fosse realizar essa atividade novamente trocaria esse item, para não perder tempo e as vezes não tem uma pessoa disponível para ajudar.  Porém, trazer pronto de casa tira toda a significação da atividade, além de correr o risco de alguns ingredientes estragarem.

Atividade III
Nome da atividade: Encontre a minha forma.

Responsável: Edjane Targino de Melo

Nível de ensino: Maternal I

Objetivo: conhecer, identificar e organizar as formas geométricas.

Material necessário: caixa média com objetos (brinquedos, tampas) de varias formas, fita adesiva e desenho com as formas geométricas.

Sequência didática: A professora vai mostrar uma atividade xerocada com um círculo, quadrado, retângulo e triângulo. Pedir para que ajudem a colorir esses desenhos, em seguida cola no chão da sala e demarca um espaço entre eles com a fita adesiva. Mostra a caixa e diz que tem objetos com formas idênticas às mostradas na atividade. Orienta para que a criança pegue um objeto e coloque no espaço demarcado referente à sua forma. Eles adoram essa atividade que oportuniza-os a pensar e descobrir algo novo. Proporciona aos pequenos a ampliação do conhecimento de mundo envolvendo principalmente a linguagem matemática.






 Comentário: As crianças gostaram muito dessa atividade e é importante porque já começa a trabalhar as noções de matemática e de espaço. As crianças têm e podem ter várias experiências com o universo matemático e outros que lhes permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente. (RCNEI, 1998, p.222)

Obs: Mesmo trabalhando o projeto alimentação, é importante que o professor fique atento as várias linguagens que devem ser trabalhadas. Essa atividade é bem simples de fazer, mais deve-se atentar para selecionar os objetos/brinquedos que tenham as variadas formas geométricas. Se fosse realizado numa turma com crianças de 5 a 6 anos a professora pode dividir a turma em meninos e meninas e incentivar para ver quem consegue identificar em um menor tempo e com mais agilidade as formas encontradas, dando um caráter mais lúdico a atividade.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
Paulo Freire






Nenhum comentário:

Postar um comentário